Com o objetivo de alcançar a população que ainda não foi imunizada contra o sarampo, o Ministério da Saúde promove a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, a partir da próxima segunda-feira (7), que tem como público alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos que não possuem o registro da vacina na carteirinha. O Dia D, de mobilização nacional, será 19 de outubro.
Paulínia está com 21 casos de sarampo confirmados até o dia 2 de outubro. As pessoas infectadas têm de seis meses a 36 anos. Todos passam bem. Ainda há quatro casos em investigação e 14 foram descartados.
Segundo orientações da Vigilância Epidemiológica de Paulínia é importante frisar que a campanha não é indiscriminada e sim seletiva, para vacinar especificamente a população que precisa ser imunizada e que ainda não recebeu a dose contra o sarampo. A meta é que todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos tenham a caderneta avaliada durante o período da campanha para atualização do esquema vacinal contra sarampo. “O foco é alcançar quem ainda não foi vacinado. Paulínia precisa ter 100% de cobertura, e as famílias não podem descuidar das vacinas e das carteirinhas, que devem estar sempre em dia. Na campanha não trabalhamos com meta, mas sim alcançar os faltosos”, reforça o secretário de Saúde, André Luis Vieira.
O Ministério de Saúde ainda informa que haverá segunda etapa de vacinação, que acontecerá de 18 a 30 de novembro para a população de adultos jovens, de 20 a 29 anos. O Dia D para eles será no dia 30 de novembro.
Os Dias D foram pensados para alcançar quem, por alguma razão, não pode ir à UBS em dias de semana, tendo assim o sábado, das 8h às 17h para receberem a dose da vacina.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, principalmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração. A única forma de evitar a doença é por meio da imunização, por isso deve ser feita a vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, as pessoas de 1 ano a 49 anos devem se vacinar contra o sarampo, sendo que, de 1 a 29 anos é preciso ter duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral é o suficiente.
*Com informações: Governo do Estado.
A vacinação pode ser feita no horário de atendimento das UBS:
UBS AMÉLIA D. QUINTAL - Endereço: Rua 1, nº 550 – Jd. Amélia
Segunda a sexta das 7h às 17h
UBS BETEL (JANAÍNA COELHO C. DO NASCIMENTO) - Endereço: Rua Alexandre Cazelatto, 310 – Betel
Segunda a sexta das 7h às 17h
UBS CENTRO (GOVERNADOR LAUDO NATEL) -Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 444 – Nova Paulínia
Segunda a sexta das 7h às 19h; sábado das 7h às 12h
UBS CENTRO II - Endereço: Rua Izolino Clemente Duarte, 158 - Jardim América
Segunda a sexta das 7h às 19h
UBS COOPERLOTES - Endereço: Av. Antônio Baptista Piva, 3.123 – Pq. Bom Retiro
Segunda a sexta das 7h às 17h
UBS JD. PLANALTO (EDITH PAVLÚ GATTI) - Endereço: Av. João Aranha, 1.598 – Jd. Planalto
Segunda a sexta das 7h às 19h; sábado das 7h às 12h
UBS MONTE ALEGRE (JOÃO ERVÁSIO BERGAMIN) - Endereço: Av. Antonio Baptista Piva, 1.220 – Monte Alegre II
Segunda a sexta das 7h às 19h; sábado das 7h às 12h
UBS PARQUE DA REPRESA (BENEDITO M. DE MATOS) - Endereço: Rua Nelson Perini, 398 – Balneário Tropical
Segunda a sexta das 7h às 17h
UBS SÃO JOSÉ - Endereço: Av. Pedro Antonio Bordignon - Segunda a sexta das 7h às 19h; sábado das 7h às 12h
Assessoria de Comunicação