Em comemoração ao 39º aniversário da Defesa Civil de Paulínia, celebrado nesta sexta-feira dia 23 de fevereiro, diversas atividades foram realizadas ao longo do dia para marcar essa data tão importante, pela secretaria. A primeira ação foi à realização de um simulado de evacuação no Centro Municipal de Ensino Profissionalizante “Prof. Osmar Passarelli Silveira” (CEMEP) de Paulínia, no período da manhã. E no auditório Carlos Tontolli, à tarde, foi desenvolvida a primeira aula do curso Defesa Civil na Escola, com a presença dos alunos da 7ª série vespertino, da EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, de Paulínia, e o primeiro assunto apresentado aos alunos foi “Defesa Civil”.
E marcando o encerramento das comemorações no período da noite às 19:30, no auditório Carlos Tontolli, será realizado a solenidade de homenagens às entidades, personalidades e integrantes do Sistema Municipal de Políticas de Defesa Civil de Paulínia (SIMPDEC). Na ocasião receberão a homenagem sendo presenteados com certificado e troféu, os amigos da Defesa Civil, ex- secretario da Defesa Civil, funcionários aposentados, funcionários mais antigos, homenagem ao munícipe amigo da Defesa Civil, homenagem póstuma e homenagem ao prefeito Dixon Carvalho que é representante do SIMPEDC.
EM AÇÃO
Defesa Civil realiza simulado com alunos do colégio CEMEP
Cerca de 300 alunos, professores e funcionários do Centro Municipal de Ensino Profissionalizante “Prof. Osmar Passarelli Silveira” (CEMEP) de Paulínia, participaram na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, de um simulado de evacuação, no prédio da escola. A ação foi organizada pela Secretaria de Defesa Civil de Paulínia, e integrou as atividades em comemoração aos 39 anos da Defesa Civil de Paulínia.
O simulado realizado foi à conclusão do treinamento de Abandono seguro de área de risco, e contou com a participação de toda a equipe da Defesa Civil de Paulínia, Corpo de Bombeiros de Paulínia, equipe do Samu e Resgate, além do apoio da Secretaria de Transportes.
Simulação – Em um cenário real, foi simulado um vazamento de gás glp no interior do prédio da escola, e após a constatação do ocorrido. O diretor da escola acionou o Corpo de Bombeiros, Resgate e a equipe da Defesa Civil.
Após o sinal de alerta que foi efetuado como aviso que algo estava ocorrendo, os alunos foram se encaminhando para o lado de fora das salas, e após a chegada do Corpo de Bombeiros, e com o apoio da equipe da Defesa Civil, todos com segurança foram recolocados do lado de fora da escola. Após a evacuação os bombeiros vistoriaram o prédio e averiguaram o ocorrido, e conseguiram controlar o vazamento do gás.
De acordo com o diretor do CEMEP, Rogério Elias Marin, a realização do simulado foi positiva e dentro do previsível. “Foi o nosso primeiro simulado na escola, e o saldo é positivo, durante toda a semana os alunos, funcionários e professores participaram do treinamento de evacuação, e isso nos ajudou para hoje realizar a situação real com o simulado”.
O secretario da Defesa Civil, José Carlos Almeida, destacou de forma positiva a realização do simulado, e parabenizou a participação de todos os envolvidos, e principalmente os alunos da escola CEMEP que se engajaram. “A participação dos jovens foi muito importante, e tivemos engajamento de toda a escola, bombeiros, equipe de resgate e a comunidade, para que o simulado ocorre-se de forma positiva”.
Clique aqui para conferir a galeria de fotos da Solenidade de homenagens da Defesa Civil
Clique aqui para conferir a galeria de fotos da 1ª Aula do Curso Defesa Civil na Escola
Clique aqui para conferir a galeria de fotos do Simulado com alunos do Colégio CEMEP