A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o 1º Simpósio de Gerontologia, reunindo especialistas, gestores e representantes de diversas secretarias para debater os desafios e as oportunidades na construção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável.
O evento, realizado no Centro de Geriatria e Gerontologia, destacou a importância do diálogo intersetorial e da humanização do atendimento à população idosa, que representa um segmento em acelerado crescimento no município.
Durante a abertura, o secretário de Saúde, Dr. Antônio Carlos Guimarães, chamou atenção para dois pontos importantes: a existência de um equipamento de saúde do porte do Centro de Geriatria, algo ainda raro nas redes públicas, e a necessidade urgente de adaptação do modelo assistencial frente à realidade epidemiológica e demográfica do país. “Precisamos construir um modelo de atendimento de saúde público que supra as necessidades eminentes que já estamos vivenciando na nossa cidade”.
Também na abertura, a secretária de Assistência Social e Proteção à Pessoa, Rita Coelho, ressaltou a necessidade de “caminharmos juntos” na formulação de políticas públicas, promovendo uma atuação articulada entre as secretarias municipais.
Dr. Antônio Carlos, apresentou dados alarmantes que mostram que Paulínia vive uma transição demográfica que deve impactar nas ações assistenciais. “Em 2000, a cidade tinha cerca de 59 mil habitantes, sendo apenas 6% idosos, cerca de 3 mil pessoas. Já 2022, a população saltou para 110 mil, com 14% de idosos, mais de 15 mil pessoas. Isso representa um crescimento de 86% na população total e a triplicação da população idosa em apenas duas décadas”, afirmou.
A programação contou ainda com palestras que destacaram a importância da atenção primária, da saúde mental e do fortalecimento das equipes multidisciplinares, além da necessidade de oferecer cuidados integrados, e a promoção da autonomia da pessoa idosa. Tudo isso, inspirando-se em modelos internacionais como os do Reino Unido, Portugal e Catalunha.
Os palestrantes também discutiram os impactos do envelhecimento sobre a estrutura familiar e social, alertando para o crescimento das famílias unipessoais, que, segundo o IBGE, em 2022 representaram 18% dos lares.
O Simpósio reforça o compromisso da Prefeitura de Paulínia com o cuidado humanizado, integrado e baseado em evidências, de olho no futuro das políticas públicas para a longevidade.
Siga a Prefeitura nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/prefpauliniasp
Facebook: facebook.com/prefpauliniasp