A noite desta quinta-feira, dia 17, foi de celebração para a classe educadora de Paulínia. Cerca de 200 professores comparecem ao Paço Municipal para comemorar mais uma conquista: a incorporação da hora-atividade ao salário base dos professores. O anúncio foi feito pelo prefeito Dixon Carvalho em encontro realizado no Auditório Carlos Tontolli.
“Nossa meta é fazer com que a Educação de Paulínia possa ser uma educação de extrema qualidade, que se torne referência em todo o país. Hoje eu sei que esse caminho passa principalmente pelo desempenho de cada um de vocês e que para que ele possa ser cada vez melhor, queremos oferecer toda a estrutura necessária. É, portanto, com grande alegria que, após todos os estudos necessários, hoje anunciamos que conseguiremos atender essa demanda histórica da classe e incorporar a hora atividade ao salário dos professores de nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Ainda durante seu discurso, Dixon ressaltou que a medida é uma forma de reconhecer e valorizar os professores. “Estamos apenas reconhecendo o valor inestimável da missão cumprida por cada um de vocês. E queremos fazer muito mais. Já estamos em conversa com a Unicamp para oferecer cursos de capacitação para professores da Rede Pública, garantindo, assim, uma qualidade de ensino cada vez melhor para os nossos alunos”, ressaltou o chefe do Executivo.
Trata-se de hora-atividade a remuneração garantida ao profissional de educação por todo trabalho pedagógico realizado fora de sala de aula. Até então, em Paulínia, os valores eram tratados como benefícios. A partir de agora passam a integrar o salário-base dos professores.
Além da conquista dos professores, a assessoria pedagógica também será incorporada ao salário dos diretores.
A presidente do STSPMP (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Paulínia), Cláudia Pompeu, agradeceu o empenho de todos os professores e o esforço da Administração para atender essa demanda tão antiga. “Hoje é uma noite de alegria para todos os professores de nossa cidade”, declarou.
A professora Cláudia Scabello afirma que a expectativa é de que conquistas ainda melhores estejam por vir. “Esta ação atende uma demanda pela qual lutamos desde 2001, que é o tempo que estou em Paulínia. Tratava-se de um direito já respaldado juridicamente. É muito gratificante ver que agora houve vontade para finalmente atender este nosso anseio”, afirma.
Para Fabiane F. B. de Salles Candido a noite é de alegria. “Foram muitos anos de luta e hoje finalmente podemos comemorar essa conquista. A expectativa para nós, educadores, é excelente. Afinal, temos visto desde o início deste ano que muito mais do que sermos ouvidos em reuniões, os nossos pedidos estão sendo atendidos e transformados em ações concretas”, comemora a professora.
Os vereadores Danilo Barros, Edilsinho Rodrigues, Loira, Fábia Ramalho, Xandynho Ferrari, João Mota, Marcelo D2, Marquinho Fiorella, Manoel Filhos da Fruta e Flávio Xavier também estiveram presentes no evento.
Os projetos de lei que dispõem sobre a incorporação da hora-atividade ao salário-base dos professores e a incorporação da assessoria pedagógica a remuneração dos diretores, assinados pelo prefeito durante a reunião, seguem agora para a Câmara Municipal para que sejam aprovados pelos vereadores.