A Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (SEDDEMA) de Paulínia está com a situação de um grupo de gansos que nas últimas semanas provocou uma série de reclamações dos moradores da região do Parque das Flores junto à SEDDEMA praticamente solucionada. De acordo com o secretário Vicente Paulo de Souza, os vizinhos da praça que virou o ponto desses animais se mostravam contrários a retirada da área que ocupavam e muita preocupação com o destino que seria dado a eles. “Entendi perfeitamente toda preocupação dos vizinhos dessa área em que esses gansos praticamente viraram uma atração. No entanto, precisei mostrar a eles que não podemos deixar que corressem riscos desnecessários e ficassem em locais inapropriados. Todas as nossas atitudes foram criteriosamente analisadas e com todo cuidado para a preservação desses animais”, explica o secretário.
Dentro do critério adotado, o secretário revela que no primeiro momento foi em busca de informação e constatou que o assoreamento de uma área em que esses gansos ficavam no Parque da Amizade provocou sua saída. “Eles passaram a circular pelo bairro e enquanto alguns moradores faziam questão de tratá-los muito bem, até com alimentação, outros acabavam se divertindo de maneira inadequada, provocando até brigas de cães com os gansos. Além do risco permanente de atropelamento. Todo trabalho da Seddema, inclusive, foi feito juntamente com veterinários e profissionais da zoonose e Defesa Civil. Os animais passaram por uma avaliação completa e foi atestado que estão todos sadios. Agora, estão bem instalados no Parque Ecológico, com todo acompanhamento veterinário necessário”, observa Paulo Souza.
Em relação à área assoreada, o secretário adiantou que o objetivo é fazer um levantamento de todas as possibilidades para seu reaproveitamento e que uma reunião que será promovida através da Seddema, com vereadores, órgãos ambientais e sociedade irá definir qual o destino que será dado para esse espaço. Precisamos da autorização dos órgãos competentes e para isso estamos desenvolvendo um projeto para conseguirmos o Licenciamento Ambiental’, explica o secretário.