De hoje até a próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, todos os postos de saúde de Paulínia estão fazendo testes rápidos para a detecção de HIV e sífilis.
A ação integra a campanha “Fique Sabendo”, do Ministério da Saúde, para a Semana de Luta contra a Aids. Dia 1º de dezembro é o dia mundial de combate ao vírus.
Enfermeiros e responsáveis pelos exames laboratoriais no município já foram todos treinados. Ao todo, 65 profissionais foram capacitados pela Prefeitura de Paulínia.
O teste rápido é simples e em 15 minutos o paciente tem o resultado. Confirmado o resultado, os profissionais já iniciam todo o protocolo de atendimento especializado.
“O teste consiste em um furo no dedo para coletar a gota de sangue. É tudo sigiloso e confidencial”, disse Marta Aguirre Brant de Carvalho, responsável pelo serviço.
O teste rápido é importante para a detecção precoce das doenças, o tratamento imediato e a prevenção de contaminação a outras pessoas, principalmente gestantes.
No ano passado, o Brasil registrou 40 mil novos casos de HIV –ou um brasileiro infectado a cada 15 minutos. Os casos de HIV e sífilis registraram aumento entre os jovens.
Os testes rápidos foram entregues pelo Ministério da Saúde. Após a finalização da campanha, na sexta-feira, todos os dados e números serão encaminhados ao órgão federal.
Cada posto de saúde terá um horário de atendimento exclusivo para o teste rápido. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro, a maior da cidade, será das 9h às 15h.
Na UBS do Parque da Represa, é das 11h às 15h; Betel, das 11h às 12h30; João Aranha, das 10h às 12h; Jardim Amélia, das 11h30 às 13h; Cooperlotes e Monte Alegre são horários livres.
Na UBS do São José, é das 11h às 12h30 e das 17h às 18h; e no Planalto é das 15h às 17h, sendo que no dia 1º de dezembro, o atendimento será das 10h30 às 11h30.