Alunos do 3º ano do ensino fundamental (anos iniciais) da escola municipal Prefeito José Lozano Araújo, de Paulínia, realizaram uma atividade prática sobre a cultura africana –conteúdo repassado em sala de aula.
Por meio de uma peça teatral, eles vivenciaram um pouco do continente africano, seus costumes e animais presentes na flora diversificada. "O Rei Leão" foi apresentado nesta quinta (6) e sexta (7) na Câmara Municipal.
Os alunos têm entre 8 e 9 anos e foram coordenados pelas professoras Heloísa Factor e Aline Baia, esta última com formação técnica em artes cênicas e também atriz do coletivo Dedo de Moça, de Hortolândia.
Aline contou que foi dentro da sala de aula que surgiu a ideia de encenação da peça. “Estávamos desenvolvendo o projeto de pedagogia sobre a cultura africana, quando surgiu a ideia de fazer a peça O Rei Leão”, afirmou.
A professora tem duas turmas de teatro na escola. As sessões são dadas no horário oposto ao das aulas. Ao todo, 26 alunos participam do projeto PAH (Potência Artística Humana), desenvolvido pela escola.
No ano passado, a professora realizou a mesma atividade, só que com um tema diferente: circo e “Os Saltimbancos”. “Este é um projeto anual e queremos seguir adiante, de forma a deixar a criança mais tempo na escola”, afirmou ela.