Em Paulínia, o índice de falhas na iluminação pública, como lâmpada apagada durante a noite, piscando ou acesa durante o dia, entre outros, caiu para 4,89% em setembro, de acordo com balanço da empresa contratada pela prefeitura para fazer os serviços de manutenção no setor.
Há quatro meses, quando a empresa iniciou o trabalho, esse índice era de 22,35% em todo o município. A meta é chegar a 1% de falha em todo o parque de iluminação, que abrange postes de ruas e avenidas, praças e parques, e outras áreas públicas, de convívio geral.
A Prefeitura de Paulínia contratou a empresa SRE por meio de licitação pública, após a descontinuação do serviço pela CPFL Paulista. A demanda por iluminação pública de qualidade era grande na cidade, principalmente, por oferecer mais segurança entre os moradores.
Segundo o relatório da empresa, os bairros que mais solicitaram serviços de manutenção em setembro foram Vila Monte Alegre, Jardim Itapoan, Alto de Pinheiros, Centro, João Aranha, Parque Bom Retiro, Parque da Represa, Jardim Planalto, Parque Brasil 500 e Nova Paulínia.
Dos tipos de serviços, as ações preventivas (equipamento queimado, por exemplo) foram as mais solicitadas. Ao todo, no mês, foram atendidas 877 solicitações. As ações corretivas (troca de lâmpadas, por exemplo), somaram 349 no período.
A prefeitura pede que casos de vandalismo e depredação contra a iluminação pública sejam relatados à Guarda Municipal pelo telefone 153. Áreas particulares não são atendidas pelo município. A iluminação de residências, empresas e áreas privadas são de responsabilidade dos donos.
Para solicitar o serviço de manutenção, o cidadão pode ligar para o número de telefone 0800 601-6688 ou então preencher a demanda por meio do site www.disqueluz.com.br. É importante dar o endereço completo do local e ponto de referência, como escola e mercado.