A Prefeitura de Paulínia realizou no último sábado, 13, o Dia D de Vacinação contra a Gripe. Ao todo, foram aplicadas 937 doses da vacina contra a gripe, além de 251 doses de outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município participaram da ação.
A Campanha prossegue no município e quem ainda não se vacinou, pode procurar uma UBS do município. Os grupos prioritários que estão aptos para receber a imunização são: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias de pós-parto, trabalhadores da saúde (de todos os níveis dos serviços públicos e privados de saúde), idosos, professores do ensino regular das escolas públicas e privadas do município, portadores de doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, neurológicas, imunossuprimidos, portadores de síndrome de Down e outros), profissionais da força de segurança, salvamento e das forças armadas, motoristas e cobradores do transporte coletivo e escolar, caminhoneiros, quilombolas, pessoas em situação de rua, e pessoas com deficiências.
Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Quem tomou a vacina em 2023 também deve receber a nova dose. A vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Para receber a imunização, é preciso apresentar documento de identidade e a carteirinha de vacinação.