04 OUT 2023
BOLSA CUIDADOR
Prefeitura promove curso de capacitação para cuidador de idosos

A Prefeitura de Paulínia realizou mais um curso de cuidador de idosos para as pessoas que serão beneficiadas com o Bolsa Cuidador. Ao todo, 130 cuidadores serão contemplados pela Bolsa e foram capacitados gratuitamente pela Prefeitura.

O Curso Básico teve carga horário de 20 horas e abordou temas como o papel e a importância do cuidador, cuidados técnicos, noções de primeiros socorros, psicologia e cuidados com o cuidador.

“Esta, é a quarta edição do treinamento, promovido com o objetivo de otimizar o tratamento às pessoas que receberão os cuidados”, afirmou a secretária de Assistência Social e Proteção à Pessoa, Rita Coelho.

A capacitação contou com a participação de profissionais do Corpo de Bombeiros, do Atendimento Pré-Hospitalar do Hospital Municipal, da equipe do Saúde em Casa e de Enfermagem da Secretaria de Saúde e da psicóloga, Luciana Gumiero.

A Bolsa

A Bolsa Cuidador oferece um benefício, no valor de 1 salário mínimo, e é destinado para cuidadores de idosos acamados ou pessoas acometidas por doenças de caráter degenerativo, que também se encontram acamadas ou dependentes, em situação de vulnerabilidade ou risco social.

A concessão do benefício depende de avaliação técnica das Secretarias de Saúde e Assistência Social e Proteção à Pessoa e ocorre, prioritariamente, para destinatários que sejam beneficiados pelo Benefício de Prestação Continuada-  BPC/LOAS.