O Hospital Municipal de Paulínia (HMP) está em processo de implantação do projeto Lean nas Emergências. Com essa iniciativa, a Prefeitura busca melhorias no serviço de urgência e emergência do hospital, com a racionalização de recursos, otimizando espaços, insumos e processos.
“Lean é uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado”, explicou o médico Rubens Fichelli, superintendente do HMP.
Na saúde, a sua aplicação vem sendo apontada como uma solução inteligente para várias situações crônicas do ambiente hospitalar e problemas envolvendo as equipes e processos dos hospitais.
De acordo com o superintendente, nesta primeira fase, está sendo iniciado o diagnóstico situacional e as atividades estão programadas para acontecerem em um período de 6 meses.
“Estamos investindo em um modelo que já é referência nos melhores hospitais de todo o país. Com isso, buscamos alcançar um patamar de excelência no que diz respeito à gestão hospitalar, refletindo, diretamente, em um melhor atendimento à população”, afirmou Fichelli.
Para fazer parte do Lean, o HPM passou por um processo de seleção nos últimos meses. “Existem critérios rígidos de seleção e conseguimos demonstrar nossa organização e qualidade no uso das ferramentas de gestão hospitalar, por isso fomos selecionados”, comentou.
Além da capacitação in loco, que será realizada para diversos colaboradores, dez profissionais específicos do HMP foram selecionados para serem aperfeiçoados no próprio Sírio Libanês, em São Paulo, no mês de julho.
A implantação do novo modelo de gestão é realizada por meio de uma parceria entre o hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde, através do Proadi-SUS, não havendo custo para o município.