Paulínia recebeu uma carreta, de 15 metros, equipada com sete consultórios odontológicos, que está estacionada na praça do São José e oferece atendimento clínico desde segunda-feira (12). Nesse período cerca de 500 pessoas passaram por atendimento no odontomóvel Doutor Paulínia. Contando com os agendamentos previstos para este sábado (17), o número deve subir para 600 atendimentos na primeira semana de serviço. Na próxima segunda, uma carreta similar começa a atender anexa à UBS do Cooperlotes.
O secretário de Saúde, Luis Carlos Casarin, explicou que as prioridades são para munícipes que aguardam na fila para os procedimentos nos centros odontológicos de Paulínia, mas há encaixe para a demanda espontânea. E os serviços mais procurados nesses dias foram de restaurações, tratamento de canal, limpeza e extração.
“O odontomóvel do São José tem capacidade para 110 atendimentos por dia com procedimentos de clínica geral, como limpeza, raspagem de tártaro, curativos, restaurações e atendimentos de urgência. A equipe é capacitada e está trabalhando bem para atender toda a população”, explica Casarin, que reforça que a iniciativa é para zerar a fila dos procedimentos odontológicos e atender com rapidez, num fluxo planejado e organizado.
A moradora do Jardim Leonor, Cecília Silva, aprovou o tratamento que envolveu canal, obturação, restauração e limpeza. “Fiz tudo o que tinha direito. Passei pela primeira consulta, tive o retorno rápido e em três dias estava com o sorriso bonito. Estou recomendando para os amigos e vizinhos”, conta.
Para atendimento os munícipes devem levar documento com foto, cartão do SUS e cartão do posto de saúde, das 9h às 20h, de segunda a sábado.
“O foco do projeto é levar saúde bucal e proporcionar facilidade de atendimento aos moradores, o que reflete diretamente na qualidade de vida dos munícipes”, analisa o prefeito de Paulínia.
Cartão Viva Paulínia
Junto à carreta, no São José, há um posto de cadastramento para o cartão Viva Paulínia, que está digitalizando informações dos moradores da cidade, com o objetivo de unificar os dados dos atendimentos públicos. As matrículas estão sendo feitas nas UBS desde o último dia 5. Para isso, os moradores precisam levar os documentos pessoais mais um comprovante de residência. “A digitalização do sistema vai gerar praticidade para todo mundo. Se o cidadão não fez o cadastro, ele poderá fazer com uma equipe que vai estar junto às carretas. A digitalização é simples, pode ser feita rapidamente”, reforça Casarin.
Ainda é possível fazer o cadastramento pelo site www.cartaovivapaulinia.com.br/
Assessoria de Comunicação