A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Pessoa, com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMASP), realizaram nesta sexta-feira, 4, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento reuniu cerca de 100 participantes, entre representantes do poder público, profissionais da área e a população em geral.
Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, o evento foi dividido em eixos, avaliando avanços e definindo novas diretrizes para a política local de assistência social. Os eixos foram:
Universalização do SUAS: Acesso integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
Integração de benefícios e serviços socioassistencial: Fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
Sustentabilidade Financeira e Equidade no cofinanciamento do SUAS;
“A Conferência é um espaço fundamental de diálogo e construção coletiva. Cada proposta apresentada reflete o compromisso da nossa cidade com uma política pública mais justa, inclusiva e participativa”, afirmou Rita Coelho, secretária de Assistência Social e Proteção à Pessoa.
Encerrando a Conferência, foram definidos os delegados que irão representar Paulínia nas conferências estadual e federal. Além disso, as propostas discutidas no âmbito municipal, estadual e federal serão publicadas e enviadas para a Secretaria de Assistência Social do Estado e para o Ministério Público.
A 14ª Conferência Estadual e Nacional de Assistência Social, em 2025, ocorrerá entre os dias 11 de agosto e 17 de outubro.
Siga a Prefeitura nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/prefpauliniasp
Facebook: facebook.com/prefpauliniasp