A Região Metropolitana de Campinas acaba de ganhar o primeiro Centro de Inteligência Metropolitana (CIM) voltado para segurança pública do Brasil e Paulínia assume a vice-coordenação do órgão que tem como objetivo promover a cooperação entre os municípios, o compartilhamento e a análise de dados, além da definição de estratégias e a realização de operações conjuntas de enfrentamento à criminalidade.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, que é também presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, falou da implantação desse centro na última reunião do conselho, que foi realizada em Paulínia no mês passado. A criação do CIM foi um compromisso assumido pelos gestores públicos em Câmara Temática da RMC e agora é realidade.
O secretário de Segurança Pública de Paulínia, Maick de Souza Lucizano e o comandante da Guarda Civil Municipal de Paulínia, Gidel Silva, estiveram na cerimônia de inauguração do CIM e acreditam que a nova dinâmica servirá para expandir ainda mais o trabalho que já é desenvolvido e reconhecido na cidade. “Vamos contribuir com toda nossa expertise da GCM que com mais de 200 câmeras e rondas constantes são capazes de identificar irregularidades de diversos pontos, inclusive de fugitivos de outras cidades, como ocorreu em fevereiro deste ano em uma de nossas ações”, afirma o comandante da GCM.
Para o secretário Maick, “os constantes investimentos em tecnologia que Paulínia realiza, com o COI - Centro de Operações Integradas e o Centro de Monitoramento Integrado de Paulínia (CMIP), certamente vão contribuir com o combate à criminalidade de toda a RMC”, afirma.
A sala vai funcionar em um espaço anexo ao Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas (CICC), na Rua Afonso Pena, 1.380, Vila Nova São José, em Campinas.
Siga a Prefeitura nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/prefpauliniasp
Facebook: facebook.com/prefpauliniasp