Mais de 500 idosos participaram da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que aconteceu na terça e quarta-feira, 29 e 30 abril, no Centro de Convivência da Melhor Idade Tia Lídia.
A ação foi realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Pessoa, e contou com a presença de vereadores e secretários municipais.
O evento, que teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, discutiu o envelhecimento a partir de uma perspectiva que valoriza a diversidade cultural e a pluralidade de experiências vividas pela população idosa brasileira.
Durante a Conferência foram debatidos a participação de idosos em políticas públicas, violência contra idosos e levantadas propostas para garantir o protagonismo e direitos da terceira idade. Também, foi realizada uma votação entre eles e eleito dois delegados, que irão representar Paulínia na Conferência Estadual da Pessoa Idosa, prevista para acontecer na capital paulista entre os dias 17 a 21 de agosto de 2025.
“O evento superou nossa expectativa, a participação e o entusiasmo dos idosos em discutir, propor e avaliar políticas públicas nas diferentes esferas de governo nos mostra o quanto eles ainda podem contribuir para um futuro mais inclusivo e justo para todas as idades”, afirma Rita Coelho, secretária de Assistência Social.