A primeira Câmara Mirim de Paulínia tomou posse na quarta-feira, 25/10, em evento que agitou o Theatro Municipal. Os “Vereadores Mirins” foram eleitos pelo “Programa Pequeno e Jovem Cidadão”, realizado pela Câmara de Paulínia. Ela está formada por 15 jovens e conta com 15 suplentes. A cerimônia teve participação dos estudantes eleitos, de estudantes que participaram do pleito, familiares, professores e monitores da rede pública de ensino.
O prefeito Dixon Carvalho fez questão de elogiar a Mesa Diretora, encabeçada pelo vereador Fábio Valadão, e do presidente Du Cazallato pela iniciativa do projeto. “Esses jovens serão os pioneiros de um programa que irá dar oportunidade de crescimento social e político”. Cazellato reforçou a importância da coletividade para a comunidade. “Juntos, vocês são mais fortes e construirão um amanhã melhor e mais consciente. Tirar do papel este projeto e fazê-lo acontecer é um grande acontecimento em minha vida”, comentou.
Para o secretário de Educação Luciano Ramalho, parceiro importante e incentivador do programa, essa atitude coloca os jovens como protagonistas das discussões políticas do município. “O Jovem Cidadão vai ter oportunidade de, através da Câmara Mirim, se envolver diretamente no contexto do Legislativo e, com isso, aprimorar conceitos de ética e cidadania. Poderão participar ativamente de debates e aprender a dinâmica do Legislativo”, ressalta Ramalho.
O programa
No total 15 ‘’vereadores mirins’’ foram empossados e 15 estudantes ficarão na suplência. Cada jovem pode escolher uma bandeira, que agora em companhia do Legislativo buscará formas de executá-la. As eleições ocorreram no final de setembro e foi organizada diretamente pelos envolvidos, que com base na “Ficha Limpa” criaram suas regras eleitorais.
O mandato terá duração de 1 ano. Na próxima Sessão Ordinária marcada, dia 7 de novembro, haverá eleição para composição da Mesa Diretora. Em 2018, a segunda fase do “Programa Jovem Cidadão” será executada com a realização do “Pequeno Cidadão”. Foram aproximadamente 2 mil alunos das quatro escolas participantes:
EMEFM - Vitor Szczepanski e Souza Silva
- Thiago Ryan
- Lyvia Karolyna
- Lucas Carvalho
- Luis Fernando de Souza
- Stefany Lima
EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom
- Kauãn Ignácio /
- Matheus Rodrigo
- Ana Júlia Delgado
- Rhaysa Nathelly
- Gustavo Silva Alves / Daniel Rodrigues Pereira
EMEFM Vereador Ângelo Corassa
- Marcus Vinicius Simplício
- Emilly Freitas
EE Residencial São José
- Júlio César de Freitas
- Allan Gonçalves Pires
Em 2018, a segunda fase do “Programa Jovem Cidadão” será executada com a realização do “Pequeno Cidadão”.