A Prefeitura de Paulínia vai reunir prefeitos e representantes de oito municípios da região e sediar uma rodada de assinatura do Termo de Cooperação – em prol do processo de migração do sinal de TV analógica para o sinal digital - com a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de transição do sinal de TV no Brasil. O evento vai ocorrer nesta quarta-feira, 30/08, às 10h00, no gabinete do prefeito Dixon Carvalho. Além de Paulínia, também irão participar as prefeituras de Piracicaba, Leme, Nova Odessa, Rio Claro, Pirassununga, Sumaré, Cosmópolis e Salto.
“Será um grande prazer receber colegas e formalizarmos essa parceria. Vamos ajudar na regularização e, principalmente, facilitar gratuitamente todo o processo de migração para o digital”, afirma o prefeito Dixon Carvalho. A parceria tem como objetivo fortalecer a informação e orientação da população desses municípios sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 29 de novembro em 85 municípios das regiões de Campinas e Sorocaba. Após essa data, os moradores dessas localidades só poderão assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital, que oferece qualidade de som e imagem semelhante à de cinema.
Para ampliar o acesso da população de menor renda a essa nova tecnologia, a Seja Digital irá distribuir kits gratuitos com antena digital e conversor com controle remoto para os beneficiários de programas sociais do Governo Federal. Com esses equipamentos, milhares de famílias poderão continuar assistindo TV após o desligamento, mesmo por meio de aparelhos mais antigos, como os de tubo. Em Paulínia, por exemplo, serão beneficiadas cerca de 10 mil famílias. Na região Metropolitana de Campinas (RMC) serão cerca de 200 mil kits. E nos 85 municípios da regional Campinas da Seja Digital (que inclui também cidades da região de Sorocaba) serão entregues mais de 525 mil kits.
Dessa forma, estas prefeituras, além de apoiar a distribuição de kits, irão também abrir as portas das Escolas Municipais para a realização de atividades socioeducativas relacionadas ao processo de migração do sinal de TV e possibilitar que Agentes de Saúde incorporem à sua rotina de trabalho um esforço extra para sensibilizar a população quanto à importância de todos estarem preparados para receber o sinal digital.
A gerente regional da Seja Digital, Andréia Marques, explica que “o sinal digital já está disponível em toda a região. A pessoa que receber o kit gratuito e instalá-lo já terá acesso imediato a TV Digital aberta e passará a usufruir da imagem e som com qualidade de cinema“.
Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população das 85 cidades deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada dos equipamentos. Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.