De janeiro a novembro de 2016, o programa “Emprega Paulínia”, da Prefeitura de Paulínia, conseguiu inserir no mercado de trabalho 2.334 pessoas. Desse total, 53 são pessoas com deficiência (PcD) e oito são trabalhadores em situação de rua.
Dos empregos oferecidos este ano, 850 vagas foram oferecidas para empresas terceirizadas que prestaram serviços nas paradas da Replan (Refinaria de Paulínia), de acordo com o relatório mensal da Secretaria da Indústria e Comércio.
O setor de serviços (desde corretores de seguro, educação, transporte, cabeleireiros, restaurantes, hotelaria, entre outros) foi o que mais gerou empregos. Do total de vagas oferecidas no período, 85% corresponderam a esse setor específico.
O “Emprega Paulínia” foi criado pela lei municipal 3.244, de 16 de novembro de 2011, e é destinado a gerenciar vagas para o mercado de trabalho e a capacitar candidatos. Atualmente, cerca de 7.500 currículos estão cadastrados no programa.
O “Emprega Paulínia” mantém atualizado um banco de dados com os currículos de todos os trabalhadores cadastrados. Quando as empresas pedem vagas, a prefeitura encaminha.
Para cadastramento no programa é necessário ser morador de Paulínia, apresentar comprovante de residência, RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e currículo, além de sempre atualizar o cadastro no programa.
O trabalhador para se cadastrar no programa, precisa comparecer à sede da secretaria, no Paço Municipal, na avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.551, Parque Brasil 500, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Diariamente são entregues 70 senhas.
O atendimento para pessoas com deficiência é realizado das 11 às 17 horas. Empresas interessadas em ofertar vagas de emprego também podem procurar o programa.