A Defesa Civil do Estado de São Paulo está em Paulínia para palestras, cursos e treinamentos às 90 cidades da região de Campinas para a “Operação Verão” 2016/2017, que vai de 1º de dezembro a 31 de março.
Nesta quarta-feira, dia 9, às 13h30, haverá uma atividade prática e a imprensa poderá acompanhar. As Defesas Civis dos municípios serão divididas em grupo para simulações no pluviômetro manual e aplicação das medidas de contenção.
No próximo Verão, a região de Campinas deve registrar acúmulo de chuva acima de 80 mm. Nesse nível, todas as Defesas Civis da região devem acionar o estado de atenção, conforme o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil).
São quatro níveis no PPDC: observação, atenção (acúmulo de chuvas em 80 mm), alerta (remoção de pessoas de áreas de risco e ocorrência de deslizamentos e mortes) e alerta máximo (escorregamentos de terra).
De acordo com a meteorologista Michelle Harumi Nakamini, ainda é cedo para afirmar a incidência do La Niña sobre o Verão. O que poderá causar chuvas acima de 80 mm são as Zacas (Zonas de Convergência do Atlântico Sul).
“A previsão do tempo indica para um período de neutralidade, com dias mais chuvosos e outros não. No Verão, é possível que tenhamos acumulados de chuva de 80 mm, o que para a região de Campinas já é estado de atenção”, disse.
Paulínia sedia pela primeira vez na história um evento como esse. O treinamento é dado pela Defesa Civil Estadual. Além da região de Campinas, o curso é feito no Vale do Paraíba, em Sorocaba, Capital e outras regiões do Estado.
A “Operação Verão” tem como objetivos reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas. Agentes municipais terão a oportunidade de capacitação e especialização contra deslizamentos de terra e inundações.
O treinamento está marcado para ser iniciado às 13h30 no Theatro Municipal de Paulínia, localizado na avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.551, Parque Brasil 500. Durante todo o dia haverá palestras, cursos e aperfeiçoamento de pessoal.
Para entrevistas, estarão disponíveis:
• Rudyard Panzarini Paiva, subdiretor da Defesa Civil Estadual;
• André Bubenick, secretário da Defesa Civil de Paulínia;
• Diretores da Defesa Civil da região de Campinas;
• meteorologistas, geólogos e especialistas contratados pelo governo estadual.