O cadastro para concorrer ao programa Bolsa Educação 2017, da Prefeitura de Paulínia, atraiu 143 pessoas em apenas quatro dias. Desses, 123 (ou 86%) foram de novos registros na Secretaria da Promoção e Desenvolvimento Social.
O cadastro segue até o dia 18 de novembro. Por dia, a partir das 8h, são distribuídas 20 senhas de novos atendimentos na secretaria, que fica no Paço Municipal. O cadastro ou sua atualização são fundamentais para a inscrição no site em 2017.
Por lei, o município pode conceder até 750 bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior e técnico. As bolsas vão desde integrais (100%) a parciais (65% e 35%). Neste ano, foram beneficiados cerca de 560 estudantes.
O interessado na Bolsa Educação precisa atender diversos critérios socioeconômicos para participar, como ter renda familiar inferior a seis salários mínimos e residência comprovada em Paulínia há dez anos ou mais.
Para esse pré-cadastro, são necessários diversos documentos (veja a lista abaixo). Para o segundo cadastro, em 2017, novos documentos são solicitados. A lista com a relação fica disponível na Secretaria da Promoção e Desenvolvimento Social.
DOCUMENTOS (cópia e original)
- Certidão de nascimento de todas as pessoas solteiras que residem na casa;
- Certidão de casamento (ou declaração de união estável assinada pelo casal, declaração de separação de corpos ou certidão de casamento averbada);
- RG e CPF de todos os moradores da casa;
- Comprovante de residência atual (um deles: contrato de compra e venda ou escritura, contrato de locação, declaração de imóvel cedido, contas: CPFL ou Sabesp, telefone, correspondência bancária) dos pais ou próprio;
- Carteira de trabalho (páginas da foto, qualificação civil, último registro e página seguinte) de todos os moradores da casa;
- Declaração de trabalho informal, constando o valor recebido mensalmente e o tipo de trabalho;
- Comprovante de seguro-desemprego e rescisão (saída recente);
- Benefícios, pensões e aposentadorias do INSS (para beneficiários);
- Últimos holerites de todas as pessoas da família que trabalham;
- Imposto de renda da empresa e documentos emitidos pelo contador, constando o valor recebido mensalmente, em caso de possuir empresa.