Na última semana, os alunos da creche Júlio Perini receberam a visita da equipe do Programa em Saúde Bucal, desenvolvido por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação. O Programa, executado por profissionais do Departamento de Saúde Bucal, contempla todas as unidades de creche, Emei e Emef do município.
De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Brandt, o principal objetivo do programa é a promoção da saúde bucal junto às crianças. “Buscamos a melhoria nos índices de cárie e problemas de gengiva, além de identificarmos os casos mais graves e com maior necessidade de atendimento”, explicou o secretário.
Segundo ele, a educação em Saúde Bucal tem importante papel no desenvolvimento de hábitos e cuidados com a boca e dentes das crianças, bem como na conscientização de professores, pais e ou responsáveis neste trabalho conjunto com os profissionais da saúde. Além disso, a equipe também dá orientações sobre alimentação saudável, bem como a restrição de ingestão de alimentos cariogênicos e hipercalóricos.
"Também orientamos, nas palestras, sobre os cuidados com as escovas dentais, uso consciente e supervisionado do creme dental fluoretado, sobre o perigo dos alimentos cariogênicos (com muito açúcar e grudentos) e da falta de escovação, sobre o hábitos deletérios como uso de chupeta, mamadeira e sucção de dedos e damos a técnica de escovação de fones, mais adaptada à coordenação motora das crianças", completou Brandt.
Os trabalhos coletivos que estão sendo realizados este ano são: orientações de higiene oral através de teatros, palestras, vídeos e demonstrações de escovação dentária em macromodelos. Nas Emeis e Emefs, também são realizadas triagem para avaliação de risco para cárie dentária e encaminhamento dos alunos identificados como de alto risco.
Após a visita na escola, são realizados encaminhamentos aos pais e/ou responsáveis dos alunos que necessitarem de agendamento na UBS (Unidade Básica de Saúde) ou nos Centros Odontológicos do município para continuidade do tratamento apropriado.