A Prefeitura de Paulínia, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), encerrou nesta sexta-feira, 23, a 3ª Semana de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.
O encerramento aconteceu no auditório Carlos Tontolli, do Paço Municipal, com as palestras “Defesa para Idosos”, ministrada por profissionais do Procon de Paulínia, e “Golpes na Internet”, do professor da Unicamp, Clayton Torres.
Na quarta-feira, 21, foi promovida uma palestra com profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Auditório Carlos Tontoli, e apresentação do Grupo Divas de Dança, formado por integrantes do Centro de Referência do Idoso, com coreografia do professor Jonas Camilo.
Para o dia 23, está programada para às 14 horas, a palestra “Defesa para Idosos”, ministrada por profissionais do Procon de Paulínia. Na sequência, será realizada a palestra “Golpes na Internet”, do professor da Unicamp, Clayton Torres. Nos dias 13,14 e 15, também foi promovido um passeio para Monte Sião.
“Este momento é importante para fazermos um alerta sobre a existência de todos os tipos de violência, maus tratos e violações dos direitos dos idosos, assim como para as formas de denunciá-las e combatê-las”, comentou a secretária de Assistência Social e Proteção à Pessoa, Rita Coelho.
Junho Violeta
O mês de junho é marcado pela Campanha de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Conhecido como Junho Violeta, a ação vem através do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2011, como alerta para a existência de todos os tipos de violência, maus tratos e violações dos direitos dos idosos e para as formas de denunciá-las e combatê-las.