A Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Secretaria de Segurança promoveu uma palestra intersetorial para apresentação do Botão do Pânico, aplicativo desenvolvido pela Guarda Civil de Paulínia para atender mulheres com medidas protetivas.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Rita Coelho, o encontro faz parte da programação do Agosto Lilás, e teve como objetivo apresentar a ferramenta para diversos setores da Administração Municipal. “Trata-se de uma ferramenta importante para proteção das mulheres com medida protetiva, por isso achamos conveniente fazer a apresentação do aplicativo para conhecimento de diversos agentes públicos”, comentou a secretária.
A juíza substituta da 2ª Vara de Paulínia e Diretora do Fórum, doutora Juliana Brescansin Demarchi, participou da reunião e afirmou que o conjunto de ações realizadas durante a campanha “Agosto Lilás”, visando à promoção de informações e à capacitação, reforça a importância da atuação integrada de toda a rede de atendimento para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
“Nesse diapasão, merece ser destacada a valorosa iniciativa de desenvolvimento do aplicativo botão do pânico, que, de forma consistente e precisa, permite o imediato acionamento do Corpo de Segurança Pública pela vítima, mediante o prévio cadastro junto à Guarda Civil de Paulínia. Meus elogios e reconhecimento sobre essa tão importante e inovadora ferramenta para o combate diário à violência doméstica”, afirmou a juíza.
A próxima ação da programação do Agosto Lilás será a Blitz Educativa, que está marcada para sexta-feira, 27, e será realizada por meio de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e Segurança.
O Aplicativo
O aplicativo Botão do Pânico foi lançado pela Guarda Civil de Paulínia em 2019 com o objetivo de socorrer mulheres vítimas de violência doméstica. O aplicativo pode ser baixado nos celulares das mulheres que possuem medidas protetivas contra agressores.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, desde que foi ativado, o aplicativo já registrou mais de 100 cadastros no município.