Para comemorar o 41° aniversário da Defesa Civil de Paulínia, foi promovida hoje, 18, a palestra “Novas perspectivas da Defesa Civil e Cidades Resilientes”. Ministrada pelo Coordenador Regional da Defesa Civil Estadual e Promotor da ONU – Cidades Resilientes, Sidnei Furtado, a palestra reuniu mais de 100 pessoas no Salão Nobre da Prefeitura de Paulínia.
Segundo Furtado, Paulínia é uma das primeiras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a se enquadrar nos parâmetros de ‘Cidade Resiliente’, preconizados pela ONU (Organização das Nações Unidas). O município, inclusive, já publicou no Semanário Oficial o Decreto com os membros que farão parte do projeto.
“Estamos vivendo um novo paradigma em relação as ações da Defesa Civil. Por isso é importante nos enquadrar nas novas normativas. Saímos na frente de muitas cidades da região, pois entendemos a importância desse trabalho para a segurança da nossa cidade”, afirmou o secretário de Defesa Civil de Paulínia, Toní Guimarães.
Segundo ele, uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.
“O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem-estar e segurança dos cidadãos”, explicou Guimarães.
Participaram do evento, servidores públicos da Prefeitura de Paulínia, secretários, agentes da defesa civil de municípios da região, além do vice-prefeito, Sargento Camargo, e dos vereadores Fábia Ramalho, Daniel Muller e Edilsinho Rodrigues.