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28 AGO 2019
PESQUISA
Satisfação de internados no HMP passa dos 80% com relação à equipe e atendimento
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Um método inovador que mede a satisfação dos pacientes internados no Hospital Municipal de Paulínia foi reconhecido na 5ª Jornada de Segurança do Paciente da Região Metropolitana de Campinas, que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médias, da Unicamp, nos dias 20 e 21 de agosto, como um dos projetos mais importantes. Segundo o questionário, aplicado na alta hospitalar do HMP, 86,4% dos pacientes avaliaram positivamente a forma como a equipe médica e de enfermagem explicam sobre a diagnósticos e procedimentos.

O questionário, escolhido pelo Núcleo de Segurança do Paciente, começou a ser aplicado em março e avalia quesitos como o ambiente hospitalar quando questiona sobre silêncio e limpeza, avalia sobre os cuidados recebidos pela equipe médica e de enfermagem e a experiência do paciente durante a internação com questões se ele obteve ajuda quando necessário, se foi explicado sobre medicamentos de forma clara e se a equipe preocupou-se com relatos de dor e maneiras de minimiza-la. 

No período, foram respondidos 860 questionários nas quatro alas (pediatria, materno/infantil, clínica cirúrgica e clínica médica), representando quase 60% dos pacientes que tiveram alta, os pacientes elogiaram a forma com que foram tratados e obtiveram informações. Além disso, há um espaço em branco, onde é possível deixar as considerações sobre a equipe e a instituição. “Assim muitos se sentiram à vontade e fizeram os elogios mais sinceros e citaram nomes dos profissionais que atenderam com carinho e dedicação. Isso é muito importante para nós”, explica a enfermeira e coordenadora do setor, Sitiane Monção Pantano. Ela ainda cita a criação de cartas de agradecimento que estão sendo direcionadas aos servidores, o que tem refletido diretamente na motivação e reconhecimento dos funcionários da equipe multiprofissional. 

Uma das famílias que ficou satisfeita com o atendimento é a do aposentado Manoel Nascimento, de 84 anos, do Jardim Leonor. Ele ficou internado 80 dias, em decorrência de problemas relacionados ao câncer de próstata e, segundo relatos, ele foi bem tratado em todos os aspectos. “Ficamos muito gratos pelo carinho e dedicação que toda a equipe teve com meu avô. Sempre nos atenderam muito bem, explicam tudo certinho, até quando não perguntávamos. A alimentação foi boa e o ambiente sempre esteve totalmente limpo. Não temos nada que reclamar, apenas agradecer. Só temos que reconhecer todo o trabalho maravilhoso da equipe”, diz Matheus Silva Ferreia, neto de seu Manoel, em nome da família. Ele ainda relata que, antes do avô, a avó esteve internada e também foi devidamente bem tratada durante o período de internação.

Método 

Sitiane explica que ela e equipe decidiram implantar o questionário com o objetivo de avaliar a percepção do paciente em relação ao período de atendimento. “A forma como o paciente entende o cuidado recebido pela equipe de saúde é um reflexo de como a instituição é percebida externamente, além de estabelecer um parâmetro de qualidade que os gestores podem utilizar para o engajamento dos profissionais na humanização de cada procedimento”, ressalta.  

O material de avaliação ‘Satisfação do paciente como detecção de não conformidades e reconhecimento de profissionais’, baseou-se em um questionário americano o HCAHPS (Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providersand Systems), de onde teve as questões adaptadas à rotina do HMP.

“No questionário há espaço para críticas, sugestões e elogios. Há queixas relativas a questões estruturais e no geral os profissionais são bem avaliados. Temos um atendimento muito bom, reconhecido pela população e isso é muito importante e gratificante”, resume Sitiane. 

O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Casarin, explica que a equipe é dedicada e empenhada e que o resultado do questionário só reforça que o município tem uma das melhores estruturas da região. “Apesar de alguns problemas que existem como em todos municípios brasileiros, Paulínia ainda consegue se destacar pela qualidade, tanto que moradores de região procuram o serviço. Essa administração assumiu há seis meses, com muitos problemas, mas com vontade e competência estamos conseguindo organizar tudo e atender os cidadãos como eles merecem. O resultado da pesquisa só mostra que estamos no caminho certo. Sabemos que ainda há o que ser melhorado, mas esse indicador já nos deixa satisfeitos e comprova que todo trabalho vale a pena”, finaliza Casarin.  

Assessoria de Comunicação

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