A abertura da 1ª Semana de Conscientização Ambiental Hospital Municipal de Paulínia Sustentável ocorreu na segunda-feira, 17 de setembro. Com o lema “Para pensar no futuro temos que agir agora”, a ação tem como meta principal incorporar a educação ambiental na rotina hospitalar e direcionar treinamentos aos servidores do HMP para que eles mantenham-se conscientes e contribuam efetivamente com o processo de gerenciamento e reciclagem de resíduo hospitalar, visando a melhoria do ambiente e a utilização racional dos recursos naturais. Para iniciar os trabalhos e desejar sucesso na realização do evento, estiveram presentes, o secretário Yanko Gonçalves Mello, da Secretaria Municipal de Saúde, o superintendente do Hospital Municipal de Paulínia, André Assad Mello e a Equipe de Controle de Meio Ambiente e Resíduos HMP, Juliana Capellazzo Romano Santos e Luiz Henrique Gimenez Correa. O evento aconteceu numa sala no prédio da Administração do hospital.
Em suas considerações o secretário, Yanko Gonçalves Mello, valorizou a ação e atentou para o tipo de resíduos resultantes das atividades hospitalares, entre outras coisas, disse que precisam de uma atenção e cuidados mais minuciosos. “A preservação do nosso planeta e as nossas ações são muito importantes para que consigamos manter o nosso planeta sustentável. Todos nós temos essa responsabilidade. Sabemos que um hospital é uma área que deve se preocupar bastante com seus resíduos, pois precisam ser corretamente descartados para que não haja problemas para o meio ambiente”, comentou. Ele afirmou também que é extremamente importante que as atitudes de preservação e sustentabilidade saiam do papel e sejam de fato inseridas na prática. Também o superintendente do HMP explicou: “Todas as instituições, sejam públicas ou privadas, tem que ter hoje uma consciência ambiental de descarte e manejo de resíduos”.
O lixo hospitalar é formado por uma série de resíduos que possui um grande risco de infecção ou contaminação. Desta forma, é preciso que tenha um tratamento especial quanto ao seu destino, não pode ser tratado como lixo comum.
Continuação da Programação:
Dia 18 – às 9h - Diálogo com a Estre: Recicláveis
15h Visita a Estre
Dia 19 - 11h - Palestra: Segurança no manejo e descarte adequado de resíduos
15h Palestra: Segurança no manejo e descarte de resíduos
Dia 20 - Oficinas sobre recicláveis: Amostra de produtos feitos com material reciclável
Dia 21 - Dia da árvore – Encerramento - Entrega de mudas de plantas
Clique aqui e confira a galeria de fotos