27 MAR 2024
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Prefeitura oferece salas de recursos para alunos com deficiência visual

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve desde 2021 um trabalho de aprimoramento quanto ao uso dos recursos áudios visuais avançados disponíveis nas salas de recursos das escolas municipais. Esse apoio é oferecido para alunos da Rede Municipal e munícipes com deficiência visual.

“A Administração Municipal tem investido nas tecnologias audiovisuais mais avançadas e modernas do mercado, buscando proporcionar mais inclusão a esse público”, afirmou a Secretária de Educação, Angela Duarte.

O trabalho é desenvolvido pelo Departamento de Suporte à Educação Inclusiva na EMESFM Vitor S. e Sousa Silva e tem por objetivo proporcionar aos alunos e munícipes cegos condições de se alfabetizarem em braille, dominar as técnicas de cálculos matemáticos por meio do Soroban, reconhecer e utilizar recursos de tecnologia digital acessível e desenvolver técnicas de orientação e mobilidade.

Para mais informações, procure o Departamento de Suporte a Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, localizada na Prefeitura.

Capacitação

Nos dias 05 e 12 de março, a Prefeitura promoveu um treinamento para os professores de educação especial sobre o uso do rastreador ocular - TOBI Pceye.

Este recurso será disponibilizado para três salas de recursos multifuncionais e fará parte do trabalho pedagógico dos professores de educação especial.

O rastreador ocular - TOBI Pceye é um equipamento de tecnologia assistiva de alta complexidade, que permite aos estudantes com deficiência comunicar-se e realizar suas tarefas escolares por meio de acionadores oculares.

Com este recurso, os estudantes privados da comunicação verbal poderão ter acesso e participar ativamente de todas as atividades escolares e se comunicar com colegas, professores e toda comunidade escolar com efetividade e equidade.