Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Paulínia - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Paulínia - SP
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
18
18 AGO 2016
SAÚDE
Tempo de internação cai e aumenta capacidade de atendimento no PS do Hospital Municipal
enviar para um amigo
receba notícias




O HMP (Hospital Municipal de Paulínia) conseguiu reduzir pela metade o tempo de internação de pacientes no pronto-socorro da unidade nos últimos cinco meses.

Com isso, foram abertas mais vagas na unidade, aumentando a capacidade de atendimento. Por dia, são atendidas, em média, 479 pessoas no pronto-socorro do hospital municipal.

O resultado foi alcançado graças ao trabalho do NIR (Núcleo Interno de Regulação), criado em março deste ano pelos profissionais da saúde de Paulínia para melhor atendimento.

De acordo com dados do grupo, com o controle do fluxo de pacientes no setor, o período médio de estadia no pronto-socorro passou de nove dias para entre quatro e cinco dias.

“Como o próprio nome diz, pronto-socorro é para garantir o primeiro atendimento. Depois disso, ou o paciente recebe alta ou é encaminhado para a unidade especializada”, disse a enfermeira Samantha Rodrigues, uma das responsáveis pelo NIR.

De acordo com ela, a intenção é reduzir o tempo de permanência no pronto-socorro para menos de 24 horas. “Ou o paciente vai para a internação ou recebe alta”, afirmou.

A redução no tempo de permanência ganhará força com as obras de reforma e ampliação do HMP. O número de leitos vai dobrar: de 110 para 224. Segundo a empresa responsável pelas obras, 75% das intervenções no prédio já foram concluídas.

Trabalho

Para fazer o controle do fluxo de pacientes no pronto-socorro, toda a equipe do HMP –médicos, enfermeiros, administradores, assistentes sociais, etc. –se reúnem às segundas-feiras.

Nos encontros, o caso clínico de cada paciente é minuciosamente discutido. São avaliados desde novos tratamentos até a transferência para unidades avançadas.

Esse método foi criado por empresas japonesas e adotado neste ano pelo HMP. É uma ferramenta de gestão que agiliza e confere maior eficiência ao trabalho numa unidade de complexidade.

O NIR, inclusive, despertou a atenção dos profissionais do HES (Hospital Estadual de Sumaré), administrado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Eles participarão dos próximos encontros para implantar o núcleo no HES.

Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia