Jardim Botânico - Adelelmo Piva Junior
Em 1985, a Prefeitura Municipal de Paulínia desapropriou uma área localizada próxima a uma das entradas principais da cidade e cerca de 8,6 ha desta área foram destinados à implantação do Jardim Botânico.
A missão do Jardim Botânico Municipal de Paulínia é promover o estudo da flora regional visando à conservação, reprodução das espécies vegetais, educação ambiental e lazer.
Em 1989, foram executados os serviços de infra-estrutura tais como implantação dos canteiros, caminhos de parte do Jardim, introdução de plantas e instalação de estufa de reprodução (1.500 m²de área).
A área que hoje é ocupada pelo Jardim Botânico fazia parte de uma fazenda. No processo de implantação do JBMP, as espécies arbóreas, tanto exóticas como nativas já existentes, foram preservadas. Assim são encontrados exemplares vetusto de Chorisia speciosa (paineiras), Hymenaeacourbaril (jatobás), Delonix regia (flamboyants), Persea americana (abacateiros), Mangifera indica (mangueiras), Myrciariacauliflora (jaboticabeiras), Eryobotria japonica (nêsperas), dentre outros.
Os principais projetos de pesquisa desenvolvidos atualmente são:
1. Reprodução de espécies arbóreas nativas regionais.
Coleta de sementes, produção e fornecimento de mudas para recuperação de áreas degradadas e arborização urbana.
2. Caracterização da vegetação remanescente visando à conservação e restauração de uma paisagem fragmentada: Paulínia/SP.
Orientadores: Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues e Prof. Dr. Paulo Kageyama (ESALQ/USP).
3. Projeto P&D 208: Redes de Energia e Vegetação.
Projeto desenvolvido em parceria com a CPFL e o Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal – LERF/ESALQ/USP.
Coordenador Técnico: Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues