Na manhã desta terça-feira, 5, a Prefeitura de Paulínia recebeu a psicopedagoga Daniela Laubenstein para falar sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A convite do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) a especialista ressaltou a importância do diagnóstico e como o tratamento deve ser encarado de forma multisetorial.
“O diagnóstico não é uma sentença, ele é libertador e mostra os caminhos para o tratamento”, afirmou a profissional. Ela fez uma analogia com o diagnósticos de outras doenças e mostrou como é preciso quebrar paradigmas para que o transtorno seja encarado de forma segura e com tratamento estruturado. “Quando um paciente tem problema cardíaco ele procura um cardiologista, porque quando temos algum problema de natureza da saúde mental nós não procuramos um especialista na área? O retardo no fechamento do diagnóstico pode gerar consequências profundas na vida adulta das pessoas”, afirmou.
Com cerca de 60 pessoas, em sua maioria mães e educadoras que convivem com crianças com o transtorno, a palestra contou com uma dinâmica de perguntas e respostas que reforçou os estudos científicos apresentados por Daniela: O TDAH tem fator genético associado e que se uma criança apresenta os sintomas e características da patologia, muitas vezes os pais também as têm.
A psicopedagoga finalizou sua explanação enfatizando que o tratamento deve ser acompanhado por terapia comportamental, intervenção social, medicação e mudança do estilo de vida.
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Proteção à Pessoa e contou com a presença da secretária da pasta Rita Coelho e os vereadores Professor Gibi e Carlos Kuka, envolvidos na causa.
Siga a Prefeitura nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/prefpauliniasp
Facebook: facebook.com/prefpauliniasp