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Prefeitura Municipal de Paulínia - SP
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Atualizado em: 01/05/2025 às 02h53
Noções de Segurança para Motociclistas
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Noções de Segurança para Motociclistas

Noções de Segurança para Motociclistas

A indústria de motocicletas no Brasil, iniciou-se com a construção da 1º fábrica em Guarulhos - São Paulo em 1975.
Ganhou seu maior impulso a partir de 1977, passando do oitavo para o terceiro lugar em apenas 3 anos, ficando só atrás do Japão e do EUA. uma pesquisa feita nas grandes cidades do mundo revelou uma enorme sub-utilização dos automóveis, pois 70% da frota circula com apenas um passageiro, o motorista. Outros 20% costumam transportar apenas duas pessoas. Restando apenas 10% que transportam mais de dois passageiros.

E, é evidente, esta sub-utilização acabou favorecendo a motocicleta, tornando-a parte obrigatória da paisagem urbana brasileira. Com a crise da petróleo, os preços dos combustível subindo e mexendo na economia dos países e no bolso de cada um, o brasileiro foi se acostumando a ver nas ruas essa estranha figura que se tornou habitual.
Uma série de itens importantes como: economia doméstica, de combustível, custo de compra, manutenção, facilidade de rodar em trânsito congestionado, estacionar e a TRU mais barata, fizeram com que a mesma viesse para ficar.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, as Polícias Militares de diversos estados utilizaram a motocicleta nos seus diversos tipos de trabalho.

Segurança acima de tudo

Até o inicio dos anos 70, a motocicleta era vista como sinônimo de perigo. Uma imagem negativa, criada pelo cinema na década de 50 e que ainda persistia em muitos centros. Foi nessa época que as fábricas de motocicletas começaram a se instalar no brasil.

Empresas do ramo começaram a investir numa abrangente promoção, dirigida não só aos motociclistas, mas também aos motoristas voltada exclusivamente para a segurança principalmente no difícil trânsito urbano.
Foram criadas diversas campanhas do tipo. “preserve a natureza” e “Eu respeito Motocicleta”. Ao mesmo tempo foram implantados cursos de pilotagem com segurança. Em 1982 foi inaugurado em Belo Horizonte o maior centro de pilotagem do Brasil.

Dotado de vídeo-cassete, o mesmo tem capacidade de atender a cerca de mil motociclistas. Só o local destinado à pista de pilotagem tem 3.750 Metros Quadrados de área. Existem ainda pontos fundamentais mostrando ao futuro motociclistas como agir com segurança no trânsito urbano, na estrada ou campo, são esses pontos que passaremos a descrever agora:

VOCÊ E A MOTO

ORIENTAÇÕES E CUIDADOS

A) OLHOS.
     Nunca fixe os olhos num único ponto, mas fique atento a todo o seu campo 
     visual. Desta forma você poderá reagir rapidamente a qualquer imprevisto.

B) OMBROS.
     Mantenha os ombros relaxados.

C) MÃOS.
     Segue com naturalidade a parte central das manobras de comando, com os 
     pulsos levemente abaixados. ( aproximadamente 120º ).

D) COTOVELOS.
      Mantenha os cotovelos levemente dobrados com naturalidade.

E) QUADRIS.
     Se os quadris estiverem muito para frente ou para trás, suas reações para
     mudança de direção serão mais lentas.

F) JOELHOS.
     Aperte os joelhos contra o tanque de combustível, se não fizer assim, 
     perderá o equilíbrio e o controle da motocicleta.

G) Pés.
     Mantenha sempre o salto dos sapatos apoiado firmemente sobre as
     pedaleiras centrais, em posição paralela à motocicleta e pronto para
     aplicar o freio ou câmbio a qualquer momento.

H) CAPACETE.
     A maioria dos acidentes fatais de trânsito é causada, principalmente por 
     lesões sofridas na cabeça. Por isso, utilize sempre o capacete quando
     estiver dirigindo, mesmo que seja apenas para dar uma volta no
     quarteirão.

I) VESTIMENTA ADEQUADA.
    Para dirigir, use uma roupa que cubra a maior parte do corpo, de 
    preferência com mangas compridas. A roupa deve ajustar-se ao corpo,
    porém, tem que permitir liberdade de movimentos.

J) LUVAS.
    Tanto no frio como no calor é aconselhável o uso de luvas, no inverno,
    evitam o congelamento das mãos e, no verão, dão mais segurança no
    controle do acelerador, da embreagem e do freio.

K) SAPATOS.
     Use sapatos ou botas de couro resistente. Evite sandálias ou sapatos de
     lona. E jamais use chinelos ou calçados de salto, que atrapalham a 
     freagem e as mudanças de marchas.
 

MUITO CUIDADO QUANDO FREAR

APLICAÇÃO DO FREIO E DISTÂNCIA DE FREAGEM
 

Freando apenas com o freio traseiro
* Propensão à derrapagem

Freando apenas com o freio dianteiro
* Propensão à perder o controle da moto

Freando ao mesmo tempo com o freio dianteiro e traseiro
* Parada estável, na menor distância
 

 

FREANDO COM O MOTOR

Ao mudar para uma velocidade inferior, volte o acelerador, com isso, a compressão da motor agirá como freio.

Ao desembrear você anulará a ação do freio motor.

FREIO DIANTEIRO

É muito importante acionar tanto o freio dianteiro como o traseiro com a mesma pressão e ao mesmo tempo. O freio dianteiro, localizado na mão direita, tem maior potência de freagem; ao acioná-lo, a inércia age sobre a roda da frente, produzindo maior aderência dela à superfície do terreno.

FREIO TRASEIRO

O freio traseiro, localizado no pé direito, tem potência menor de freagem. Deve-se ter cuidado ao acioná-lo, pois a pressão violenta poderá bloquear a roda.

ATENÇÃO AO FAZER AS CURVAS

 Inclinação Coordenada.

Esta é a forma em que tanto o condutor quanto a máquina se inclinam num mesmo angulo. A postura é natural, permitindo ao condutor o controle completo da motocicleta.

Inclinação Interna.

O ângulo de inclinação do corpo do condutor é maior que o da máquina. Como a moto apresenta um pequeno ângulo de inclinação, a aderência é boa.

Inclinação Externa.

Nesta forma, o ângulo de inclinação da máquina é maior que o corpo do condutor. Assim o ângulo de inclinação é tão grande que facilita os desvios.
 

A CURVA PASSO A PASSO

ATENÇÃO

Não aplique os freios. Reduza a velocidade antes de entrar na curva. Aplique os freios antecipadamente, reduzindo a velocidade. Em Seguida, reduza a marcha. Ao entrar na curva propriamente dita, evitar usar os freios sempre que possível.

Pressione o tanque de combustível com as pernas. Pise o acelerador para controlar a velocidade.


Atenção: Ao fazer a curva não aciona a embreagem.
 

LOMBADAS, ACLIVES E DECLIVES

Não ultrapassar as lombadas.

Muito cuidado, pois pode vir um veículo em sentido contrário.

Suba e desça na mesma marcha.

CUIDADO COM A CHUVA

1- Guarde sempre boa distância entre a sua motocicleta e o veículo à sua frente. É necessário manter o dobro da distância observada em dias de sol.

2- A chuva diminui a visibilidade. Por isso, reduza velocidade e use óculos. É preciso que você possa ver os veículos à sua frente ou uma pessoa atravessando a rua.

3- Ao entrar numa curva, reduza a velocidade pois é extremamente arriscado aplicar os freios no meio dela.

CUIDADO COM OS PONTOS CEGOS

1- Nunca dirija sua moto no vácuo de caminhão, o motorista não terá nenhuma possibilidade de vê-lo.

2- Cuidado com sua posição em relação aos veículos de quatro rodas. As colunas traseiras limitam a visão do motorista, tanto quanto olha pelo retrovisor, como se voltar a cabeça para trás. Ande com o farol aceso. O importante é ser visto.
 

NÃO SE ESCONDA ATRÁS DOS OUTROS

É muito comum a motocicleta ficar escondida ao lado de automóvel.

Evite essa situação nos cruzamentos. Pois é natural que os demais não o vejam no trânsito intenso.

Espere o outro veículo dirigir-se ao caminho desejado para, logo após, você tomar o seu. Redobre a atenção nos cruzamentos.
 

TODA A ATENÇÃO NOS CRUZAMENTOS

A) Diminua a velocidade, para olhar bem para os lados.

B) Observe os carros que viram para o lado da sua mão de direção.

C) Observe os carros que viram obstruindo a sua frente. Lembre-se, todo cuidado é
pouco; a vida compensa todos os cuidados que se possa tomar, dirija consciente.



 

 

  Material para Download

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