Dicas para melhorar a sua comunicação
DEMONSTRE AFETO PELAS PESSOAS -Tenha coragem de expressar seus sentimentos. Não se envergonhar das próprias emoções é uma forma de fortalecer a auto-estima.
SEJA MAIS ASSERTIVO EM SUAS COMUNICAÇÕES - Se preciso, ensaie a seqüência do que quer falar. Isto lhe dará maior auto-confiança e, com certeza, melhorará muito o seu rendimento.
GRAVE SUA VOZ E DEPOIS ANALISE-A - Sua dicção é boa? E a articulação? Você transmite segurança no que diz? Como é o tom de sua voz? Ouvir a si mesmo é uma maneira de conhecer o impacto causado pela própria voz. É também uma maneira de saber se a voz diz quem você é.
NÃO SE TRANQUE DENTRO DE CASA. SAIA MAIS - Participe da vida comunitária. Busque o convívio social. Além de ser uma fonte de enriquecimento, é uma oportunidade para treinar suas comunicações e ampliar seus relacionamentos.
OBSERVE ATENTAMENTE COMO AS PESSOAS SE MOVIMENTAM, FALAM E AGEM À SUA VOLTA - Extraia dessa observação o material necessário para o seu crescimento comunicativo. Analise, filtre e se espelhe nas melhores experiências.
USE MAIS O SORRISO COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL - Sorrir atrai a simpatia e convida à aproximação. As pessoas sorridentes e bem-humoradas são sempre melhor recebidas e melhor avaliadas.
ACOSTUME-SE NO DIA-A-DIA A OLHAR AS PESSOAS NOS OLHOS - Faça isso quando estiver conversando, mesmo que elas o intimidem. Esse é o primeiro passo para diminuir as distâncias auto-impostas.
APRENDA A RECEBER CRÍTICAS SEM TOMAR COMO OFENSA PESSOAL - Se alguém disser que você está falando baixo ou alto demais, ou está sendo exageradamente rápido ou subserviente, não receba este feedback como ameaça. Nada está sendo dito contra você, mas sim contra sua forma de se expressar. Agradeça a quem teve a coragem de dizer o que pensa, mas não tome como verdadeiro tudo o que lhe dizem. Use o que for ajudá-lo a tornar-se melhor e descarte o que não interessa.
NÃO SE COMPORTE NAS REUNIÕES SOCIAIS COMO SE ESTIVESSE NUM PELOTÃO DE FUZILAMENTO - Não banque o "coitadinho". Quem sabe pensar, pode aprender e expressar suas idéias sem medo, mesmo correndo o risco de vê-las rejeitadas. E daí? Ninguém está querendo ofender, só não concordam com seu ponto de vista. E o direito de discordar deve ser preservado.
TENHA CORAGEM DE FAZER ESCOLHAS - Por exemplo, abandonar um jeito de ser que não serve mais. Muitas vezes é uma escolha complexa porque nossas relações nos puxam para o conformismo. Se, no grupo, o seu papel sempre foi o de "bonzinho subserviente", no momento em que você decidir abandonar essa personagem e mostrar o seu lado mais assertivo, a tendência do grupo será espantar-se, num primeiro momento, e em seguida rejeitar esse novo papel por mexer na estrutura grupal. Agüente o desconforto. Não cristalize papéis que não acrescentam nada.
IMAGINE QUE SEUS ATOS, GESTOS E PALAVRAS ESTÃO SENDO FILMADOS - Imagine isto por um período de 24 horas e que depois você terá nas mãos um dossiê completo das suas comunicações. Como acredita que seriam as cenas ? Como você fala, sussurra, lança olhares, movimenta-se, relaciona-se ? Qual a imagem que você vê? Como você mudaria o que considera barreiras em seu processo comunicativo? O que deixaria igual ? De posse dessa auto-análise, trace um plano de metas, estratégias e outros recursos internos e externos necessários para as mudanças técnicas e comportamentais.
MANTENHA, SEMPRE QUE POSSÍVEL, O BOM HUMOR - O corpo mais relaxado, a mente mais aberta, um sorriso franco aproximam as pessoas. Transmitir bem-estar e consolidar um clima de confiança e amizade devem fazer parte da nossa meta como bons comunicadores.