Paulinia Paulínia

  

Notícias

  




ATLETISMO

 17/09/2019  - Cerca de 250 pessoas com deficiência participam do II Festival Paralímpico




ATLETISMO



As secretarias de Educação e Esporte e Lazer de Paulínia promoveram o II Festival Paralímpico de Atletismo, com a participação de aproximadamente 250 pessoas com deficiência física ou intelectual, que disputaram provas no Estádio Luis Perissinoto, na manhã desta terça-feira (17). O evento faz parte da X Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, que acontece de 16 a 20 de setembro, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

Os alunos do Ensino Fundamental I e II, APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), Escola Especial Luz, Clínica Escola Arca dos Sonhos e Núcleo Educacional Terapêutico Vida em Movimento participaram das provas adaptadas de atletismo com o objetivo de estimular o esporte entre as crianças, jovens e adultos e, assim, descobrir talentos paulinenses. As provas foram de corrida, salto em distância, lançamento de pelota e arremesso de peso.

A iniciativa tem o objetivo de promover a prática esportiva e incentivar o esporte paralímpico entre as PCD de Paulínia. “Todos já são verdadeiros vencedores pela superação diária, mas estimular as crianças é muito especial, para que elas acreditem em seu potencial”, resume o secretário de Educação, Wislaldo Queiroz. O responsável pela pasta de Esportes, Jean Cesar Ferreira, completa que o “trabalho maravilho incentiva a inclusão para que todos os munícipes tenham chances de praticar esportes, independente das limitações”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Isis Maria de Almeida Ramos, que também é professora de Educação Especial, comentou sobre a necessidade de mais ações esportivas nas escolas. “Precisamos desenvolver atividades como forma de incentivar e capacitar as crianças e jovens com deficiência para que aprendam a superar obstáculos e acreditarem nos seus sonhos”.

Quem mais falou sobre a superação para realizar sonhos foi Agnaldo  Silva, de 33 anos, que trouxe a medalha de ouro dos jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, onde venceu os 100m de corrida em 11.37 segundos, no final de agosto. Essa é a primeira medalha conquistada por um paratleta paulinense. “Nunca desistam dos seus objetivos, porque um dia você chega lá”, incentivou o atleta, que é deficiente visual.

A mãe e avós do aluno da Arca dos Sonhos, Luis Guilherme Cardoso, destacaram a grande superação do jovem, de 19 anos, que ouviu do médico, quando tinha quatro, que seria muito difícil que ele conseguisse andar. “Ele tem autismo e teve paralisia cerebral, dentre as maiores dificuldades foi saber que ele não andaria. Hoje está aqui correndo. Isso é muito importante, é uma alegria sem tamanho”, contou orgulhoso o avô Paulo Celso. A mãe completou: “A autoestima dele está lá em cima”. Gui, como é carinhosamente chamado pelos amigos, chegou em segundo lugar na corrida, incentivado por gritos da torcida. Ele ainda participou da prova do salto em distância.

Programação
Além do festival, a semana conta com exposições, caminhada, apresentações culturais e visita a museu de São Paulo. Tudo é gratuito e aberto para participação da comunidade. A semana foi aberta com exposição do artista Ivan Gomes, que pinta quadros com boca e pés, e palestra ‘Reforma da Previdência e a Pessoa com Deficiência’, ministrada pela psicóloga e escritora Tatiana Rolim. 

Na quarta, haverá uma excursão ao Museu Catavento, em São Paulo. A tarde de quinta-feira será marcada por atividades culturais na Prefeitura e uma caminhada inclusiva encerra a programação. 

Assessoria de Comunicação



Destaques


10 notícias mais acessadas



Mais notícias

DataTitulomais...
07/11/2019 - Decreto busca incentivar o uso do Theatro Municipal saiba mais...
07/11/2019 - Habitação entrega documentação para 25 moradores do Pazetti saiba mais...
07/11/2019 - Curso de Panificação e Confeitaria forma 20 alunos saiba mais...
07/11/2019 - Meio Ambiente apoia ação promovida pelo projeto ARMY Help The Planet saiba mais...
07/11/2019 - Servidores da Defesa Civil participam de capacitação na Unicamp saiba mais...
07/11/2019 - Orquestra de Metais Lyra Bragança abre concerto no Teatro Municipal de Paulínia saiba mais...
07/11/2019 - Matheus Ceará se apresenta no Theatro Municipal neste sábado saiba mais...
05/11/2019 - Secretaria de Assistência e Promoção Social promove treinamento para servidores saiba mais...
05/11/2019 - Secretário de Transportes implanta método interno de avaliação  saiba mais...
04/11/2019 - Comunicado saiba mais...
04/11/2019 - Campo do Morumbi recebe competição de cães no próximo final de semana saiba mais...
04/11/2019 - COMUNICADO saiba mais...
01/11/2019 - Parque tecnológico do Hospital Municipal começa a receber manutenção saiba mais...
01/11/2019 - Cemitérios devem receber 8 mil pessoas  saiba mais...
01/11/2019 - Idosos retornam para o Centro de Geriatria saiba mais...
01/11/2019 - Prefeitura lança edital para reforma do Ginásio do João Aranha saiba mais...
31/10/2019 - Secretaria de Saúde intensificará trabalho de prevenção a dengue nos cemitérios saiba mais...
30/10/2019 - Fundo Social recebe doação de alimentos arrecadados em evento saiba mais...
29/10/2019 - Coral Zíper na Boca da Unicamp se apresenta no Paço Municipal saiba mais...
29/10/2019 - Show de Di Ferrero é cancelado saiba mais...
                             

 


Designed by SGP/DETINF