Prefeitura Paulínia Prefeitura de Paulínia
Paço Municipal
  Paço Municipal  

  

Notícias

  




CREAS

 09/08/2018  - Autoridades municipais prestigiam inauguração da nova sede




CREAS



Com a presença do prefeito Dixon Carvalho, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Tatiana Castro, da do Secretário de Assistência Social, Genézio Pires Luiz, do representante do Poder Judiciário de Paulínia, Ana Teresa, vereadores, secretários, do presidente da Pauliprev, José Guimarães, do presidente do Paulínia Racing Bicicross, Júlio Brustolin, do representante da Casa de Passagem São Francisco de Assis, Jaime Lacerda, de presidentes de conselhos municipais e vereadores foi inaugurado na manhã desta quinta-feira a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 

Em suas considerações, o prefeito Dixon elogiou os trabalhos e atividades que acontecem no local, destacando o acolhimento as vítimas de violências e ainda explanou um grande número de projetos e obras que estão em andamento na Administração. “Os funcionários dessa Secretaria têm desenvolvido esse trabalho com esforço e a cada dia conseguido melhorar os atendimentos que esse órgão oferece a população”. O prefeito também justificou a demora na mudança de endereço, já que o anterior era inadequado. “Quando entra um novo administrador, o povo quer tudo de imediato, mas as condições que recebemos a Prefeitura nos impossibilita de fazer assim. Enquanto o contrato de aluguel da outra casa não vencesse não poderíamos sair daquele local. Isso são ritos legais que temos que cumprir”, explicou.

O secretário Genézio Pires Luiz ressaltou os benefícios já conquistados para o centro durante essa gestão e também apontou diversos trabalhos que estão em curso para melhorias das atividades nos órgãos ligados a SEMASC. “Nossos braços de atendimento, todos eles, estavam carentes de tudo: veículos, pessoas, prédio, condições de acessibilidade ... mas devagar as coisas foram acontecendo. Conseguimos uma Van nova (veículo automóvel para transporte coletivo), conseguimos capacitar os funcionários e ofertar algumas coisas para os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas”. Pires também apontou os projetos para o futuro: aquisição do kit lanche para os moradores de rua, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, além da participação dos jovens atendidos no Creas em um grupo de escoteiros do município, entre outros.    

O vereador Zé Coco (PV) também discorreu e parabenizou o prefeito pelo trabalho que está desenvolvendo na cidade e disse que a data do evento era muito importante para ele, pois está verificando o compromisso e a preocupação do prefeito com as pessoas carentes da cidade.

Após os pronunciamentos todos foram convidados a visitarem as novas instalações. Ainda durante a visita, a diretora do Creas, Ana Condé, destacou também as atividades do programa de acolhimento familiar “Viver em Família”. O programa é parte dos serviços oferecidos pelo Creas à população. De acordo com ela, esse importantíssimo trabalho tem quatro pilares em funcionamento: Guarda Familiar, Família Acolhedora, Apadrinhamento Afetivo e Apoio à Ação, todos visam garantir a convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes acolhidas no local. “O programa também busca estimular o potencial de solidariedade da comunidade local”, pontuou Condé. 

O Creas é uma unidade responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros

 



Destaques