Replan

PROGRAMA LAÇO AMARELO

04/07/2018  - Desrespeito à velocidade é a diferença entre a vida e a morte

PROGRAMA LAÇO AMARELO

A VELOCIDADE é o tema do Programa Laço Amarelo deste mês de julho. O objetivo é alertar os motoristas dos riscos à própria vida e de outras pessoas. A imprudência ao volante provoca números alarmantes. A cada doze minutos no Brasil uma pessoa é morta por acidentes de trânsito. Essa violência deixa um sequelado a cada minuto, formando assim uma legião de pessoas que sofrerão para o resto da vida com as consequências da irresponsabilidade no trânsito.

Infelizmente muitos condutores abusam da velocidade nas vias urbanas e nas rodovias, desrespeitando os limites de velocidade e agravando consideravelmente as lesões em caso de acidente. Vale destacar que quanto maior a velocidade, mais longa é a distância de frenagem e, em consequência, maior é o risco de um acidente de trânsito.

A velocidade excessiva é um importante fator de risco de lesões causadas pelo trânsito, contribuindo tanto para o risco como as consequências de um acidente. Quanto maior a velocidade média do trânsito, maior a probabilidade de um acidente. Por exemplo, um aumento de 1 km/h na velocidade veicular média resulta em um aumento de 3% na incidência de colisões que resultam em lesões e em um aumento de 4% a 5% na incidência de acidentes fatais.

Com uma velocidade de 80 km/h em pista seca, são necessários em torno de 22 metros (a distância percorrida durante um tempo de reação de aproximadamente 1 segundo) para reagir e um total de 57 metros para conseguir parar o veículo completamente. É sabido também que a maior probabilidade de acidentes por excesso de velocidade é entre os condutores jovens e os do sexo masculino. Outros fatores que podem influenciar a velocidade são o álcool, o traçado da via, a densidade do trânsito e as condições meteorológicas.

Por isso o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária faz um apelo: respeite o limite de velocidade estabelecido nas vias. Em locais com grande fluxo de pedestres (ou de ciclistas), como escolas e hospitais, por exemplo, reduza a velocidade. Com atenção e respeito às pessoas com as quais você compartilha as vias, a possibilidade de não provocar um acidente é maior.

Manter distância segura do veículo que vai à frente é destacado também como atitude positiva do condutor consciente e capaz de evitar acidentes. A distância segura é importante para que o tempo de reação seja suficiente para parar o veículo e, assim, impedir a ocorrência de acidentes. Para medir a distância segura, conte três segundos a partir de um ponto fixo, mesmo se estiver em baixa velocidade.

Reduzir a velocidade do veículo ao entrar em curvas e, quando estiver nelas, nunca frear, já que a frenagem pode fazer com que o veículo perca a estabilidade é uma atitude de precaução. No caso de encontrar animais na pista, nunca buzine ou acenda os faróis, para não os assustar. A postura correta neste caso é reduzir a velocidade e ser paciente. Do mesmo modo, convém também avisar os condutores que vierem em sentido contrário sobre a presença de animais na pista. Isso se faz dando um lampejo com o farol alto e fazendo um sinal com as mãos para baixo mostrando os 4 dedos.