• Mini PantanalMini Pantanal
  • ReplanReplan
  • Theatro MunicipalTheatro Municipal

Bolsa Família

21/12/2016  - Prefeitura faz recadastramento e insere mais 996 pessoas no Bolsa Família

Bolsa Família

Após o recadastramento de diversas famílias, a Prefeitura de Paulínia conseguiu inserir mais 996 beneficiários no Bolsa Família em 2016 --programa do governo federal de complementação de renda.

Somente neste mês de dezembro, foram inseridas no programa mais 82 famílias, graças ao trabalho dos técnicos e assistentes sociais da Secretaria Municipal da Promoção e Desenvolvimento Social.

Agora, ao todo, são quase 2.000 famílias beneficiadas no município. Paulínia é considerada pela Caixa Econômica Federal a cidade com a melhor gestão do programa na RMC (região metropolitana de Campinas).

As famílias que foram recadastradas são comprovadamente de baixa renda e não compareciam há dois anos para obter o benefício. Os técnicos da prefeitura promoveram ações e conseguiram o recadastramento.

Além disso, os novos beneficiários ocuparam o lugar de outras famílias que deixaram o programa por diversos motivos, como superação da pobreza extrema, mudança da cidade ou aumento da renda familiar.

O cadastro na Secretaria da Promoção e Desenvolvimento Social é importante para a obtenção de outros programas, como os oferecidos pelo município e pelo governo do Estado de São Paulo.

Por meio do cadastro, também é possível identificar as reais necessidades da população, por diferentes níveis socioeconômicos. “É possível obter as necessidades da população mais pobre”, disse a secretária Mara Ferrari.

Como parte do trabalho, o município também cadastrou idosos atendidos no Centro de Geriatria, para recebimento de benefícios sociais. Isso impede que eles tenham que se deslocar até a prefeitura.