Por que foi preciso alterar o serviço de caçambas à domicilio?
O Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, criado para atender a Lei Federal 12.305/10, deixa claro que o cidadão gerador do entulho deve ser responsável por seu descarte.

Vale ressaltar também que a existência do serviço à domicílio não extinguia os pontos clandestinos de descarte de entulho espalhados pela cidade. Em levantamento realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos durante o mês de janeiro, enquanto o serviço ainda estava em atividade, foram identificados centenas de locais utilizados para descarte indevido de materiais. 

O serviço já parou completamente?
Não. Todos os pedidos protocolados até 31 de janeiro deste ano serão atendidos. A partir de fevereiro, os moradores passaram a ser avisados sobre o novo sistema. 

Como as pessoas foram avisadas?
Ao ligar para solicitar a caçamba, o cidadão é informado sobre o novo serviço e recebe a indicação do ponto fixo mais próximo de sua residência. A Secretaria de Serviços Públicos também fez contato com associações de bairro para falar a respeito da alteração do serviço. 

Por que se fala em otimização da utilização das caçambas?
Cada caçamba possui capacidade para armazenar até 5mde entulho, o que não era devidamente aproveitado pelos cidadãos. Imagine que a 200 metros de sua casa um morador do bairro solicitou uma caçamba para depositar entulhos. Nela, descartou uma cadeira velha, dois latões de tinta e um pedaço de madeira. No outro quarteirão, outro morador solicita o serviço para despejar restos de material de construção. E assim por diante. 

O não aproveitamento da capacidade das caçambas aumenta os custos e não resolve o problema. E mais: ao solicitar a caçamba, algumas pessoas chegavam a aguardar 30, 40 dias. Onde ficavam armazenados os materiais que precisavam ser descartados? Todo acúmulo de entulho e lixo colabora diretamente com a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, trazendo graves prejuízos à Saúde da população. 

Como vai funcionar o novo serviço?
Após estudos realizados nos bairros da cidade, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos iniciou a implantação dos pontos fixos para descarte de entulho. Ao todo, serão implantadas cerca de 80 caçambas pelo município.  O objetivo é garantir que todos tenham, perto de casa, um local adequado para o descarte de entulhos, que ficará disponível 24 horas por dia.  Portanto, não será mais preciso aguardar para realizar o descarte. 
A recolha dos entulhos depositados nos locais corretos será feita periodicamente, ajudando no combate aos mosquitos transmissões de doença. 

No meu bairro ainda não tem caçamba. O que devo fazer?
Como o novo serviço ainda está em fase de implantação, a caçamba deve ser instalada em seu bairro em breve. Porém, para colaborar com o aprimoramento dos serviços prestados, registre sua solicitação pelo número 3833-3355.